sexta-feira, 25 de março de 2016

O Iscariotes

Jesus em Betânia
João 12; Mateus 26.6-13; Marcos 14.3-9
1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado. 2Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada. 4Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse:
5— Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres?
6Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela.
7Então Jesus respondeu:
— Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento. 8Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês.

O Iscariotes
O pecado de Judas não foi a traição. Todos os discípulos, de uma forma ou outra, o traíram.
O pecado de Judas, como o de qualquer um, foi não crer em Jesus. Foi assim que Jesus redefiniu o pecado; não crer nele (João 16:9 As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim;). O coração de Judas estava dividido entre Jesus e o dinheiro. Ele era o tesoureiro do grupo e se deixou seduzir.
Sabe como se livrar da sedução das riquezas? Não tenha nenhuma.
Dedique tudo o que você tem a Jesus e pergunte como ele quer que você administre.
Ou, em outras palavras, creia em Jesus. No fim, essa é sempre a questão. Se Judas tivesse crido em Jesus teria desfrutado de infinitamente mais do que suas trinta moedas de prata. (Jornada com Jesus)

terça-feira, 15 de março de 2016

Sol em dia frio

Mateus 11
Um convite de Jesus
25 Naquela ocasião Jesus disse:
— Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos! 26 Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
27— O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.
28— Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. 29 Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. 30 Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.

Sol em dia frio
Um amigo costuma dizer que uma cama não nos descansa, ou, ao menos, não descansa a alma. Só estar com quem nos ama é que nos descansa. Só um ambiente sem competição, sem expectativas, sem condenações, sem cobranças... isso nos descansa. Há quem nunca tenha experimentado nada do tipo, porque ninguém ama perfeitamente ao ponto de não exigir contrapartidas, de dar sem esperar nada em troca. Só Jesus. Por isso que estar com Jesus descansa.
É isso que faz com que momentos de oração sejam tão ricos; com que o silêncio de um Pai acolhedor seja tão revigorante. É isso que nos descansa a alma.
Passe tempo com Jesus como quem se aquece no sol em dia frio. Apenas fique em sua presença e deixe-se ser tocado e fortalecido por sua luz. (Jornada com Jesus)

quarta-feira, 2 de março de 2016

Os Inadequados

Lucas 13
10Certo sábado, Jesus estava ensinando numa sinagoga. 11E chegou ali uma mulher que fazia dezoito anos que estava doente, por causa de um espírito mau. Ela andava encurvada e não conseguia se endireitar. 12Quando Jesus a viu, ele a chamou e disse:
— Mulher, você está curada.
13Aí pôs as mãos sobre ela, e ela logo se endireitou e começou a louvar a Deus. 14Mas o chefe da sinagoga ficou zangado porque Jesus havia feito uma cura no sábado. Por isso disse ao povo:
— Há seis dias para trabalhar. Pois venham nesses dias para serem curados, mas, no sábado, não!
15Então o Senhor respondeu:
— Hipócritas! No sábado, qualquer um de vocês vai à estrebaria e desamarra o seu boi ou o seu jumento a fim de levá-lo para beber água. 16E agora está aqui uma descendente de Abraão que Satanás prendeu durante dezoito anos. Por que é que no sábado ela não devia ficar livre dessa doença?
17Os inimigos de Jesus ficaram envergonhados com essa resposta, mas toda a multidão ficou alegre com as coisas maravilhosas que ele fazia.

Temos a tendência de acolher o belo e rejeitar o inadequado. Isto é compreensível ao escolher batatas no mercado, mas não no tratar com pessoas. Queremos amar quem é digno do nosso amor. Pensamos: "enquanto aquela pessoa não se endireitar, é só isso que ela terá de mim".
Mas imagine se Deus nos tratasse assim.. Se fosse esperar melhorarmos para então nos amar. É o contrário! É o seu amor que nos endireita. É o seu toque que nos liberta. Amar o inadequado lhe restaura a dignidade e possibilita a recuperação. Não espere alguém se endireitar para amar. Ame-o para endireita-lo. (Jornada com Jesus)

Um triste e o outro jubiloso

  Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. E, jubiloso, continuou o seu caminho. Marcos 10:22...