quarta-feira, 29 de junho de 2016

Graça-A Nova Aliança


Graça-A Nova Aliança

Jesus, o Grande Sacerdote da nova aliança

1 A coisa mais importante de tudo o que estamos dizendo tem a ver com o sacerdote que nós temos: ele é o Grande Sacerdote que está sentado no céu, do lado direito do trono de Deus, o Todo-Poderoso. 2Ele faz o seu serviço no Lugar Santíssimo, na verdadeira Tenda, que foi armada pelo Senhor e não por seres humanos.

3Todo Grande Sacerdote é escolhido para apresentar a Deus as ofertas e os sacrifícios de animais, e por isso é necessário que o nosso Grande Sacerdote tenha também alguma coisa para oferecer. 4Se ele estivesse na terra, não seria sacerdote, pois existem sacerdotes que apresentam as ofertas de acordo com a Lei de Moisés. 5O trabalho que esses sacerdotes fazem é, de fato, somente uma cópia e uma sombra do que está no céu. Foi isso que aconteceu quando Deus falou com Moisés. Quando Moisés estava para construir a Tenda, Deus disse: “Tenha cuidado para fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.” 6Mas, de fato, Jesus foi encarregado de um serviço sacerdotal que é superior ao dos sacerdotes. Pois a aliança que ele conseguiu é melhor porque ela se baseia em promessas de coisas melhores.
7Pois, se a primeira aliança tivesse sido perfeita, não seria necessária uma nova aliança. 8Mas Deus vê que o seu povo é culpado e diz:
Está chegando o tempo, diz o Senhor,em que farei uma nova aliança
com o povo de Israel e com o povo de Judá.
9Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles,
no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito.
Não foram fiéis à aliança que fiz com eles, e por isso, diz o Senhor, eu os desprezei.
10 Quando esse tempo chegar, diz o Senhor, farei com o povo de Israel esta aliança: Eu porei as minhas leis na mente deles e no coração deles as escreverei. Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
11 Ninguém vai precisar ensinar o seu patrício nem o seu parente, dizendo:
Procure conhecer o Senhor.’ Porque todos me conhecerão, tanto as pessoas mais humildes como as mais importantes.
12 Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades.”
13 E, quando Deus fala da nova aliança, é porque ele já tornou velha a primeira. E o que está ficando velho e gasto vai desaparecer logo. 
Hebreus 8

O novo santuário

1A primeira aliança tinha leis sobre a adoração e tinha também um santuário construído por seres humanos, onde se adorava a Deus. 2Foi armada uma Tenda, dividida em duas partes. Na parte da frente, chamada Lugar Santo, ficavam o candelabro e a mesa com os pães oferecidos a Deus. 3Atrás da segunda cortina ficava a parte que era chamada de Lugar Santíssimo. 4Ali estava colocado o altar de ouro onde era queimado o incenso, e também estava colocada a arca da aliança, toda coberta de ouro. Dentro da arca estavam a vasilha de ouro com o maná, o bastão de Arão, do qual tinham saído brotos, e as duas placas de pedra com os mandamentos escritos nelas. 5Em cima da arca, representando a Presença Divina, estavam os querubins, com as suas asas abertas sobre o lugar onde os pecados eram perdoados. Mas agora não é o momento de explicar os detalhes dessas coisas.
6Depois de tudo isso ter sido preparado, os sacerdotes entram todos os dias na parte da frente da Tenda, que é o Lugar Santo, para cumprir os seus deveres religiosos. 7Mas somente o Grande Sacerdote entra na parte de trás, que é o Lugar Santíssimo, e isso apenas uma vez por ano. Ele oferece a Deus o sangue de animais, em favor de si mesmo e também pelos pecados que o povo cometeu sem saber que estava pecando. 8Por meio disso tudo, o Espírito Santo nos ensina, de modo bem claro, que a entrada para o Lugar Santíssimo ainda não foi aberta enquanto a parte da frente, que é o Lugar Santo, continuar sendo usada. 9Isso é um símbolo para hoje. Quer dizer que as ofertas e os sacrifícios de animais oferecidos a Deus não tornam perfeito o coração das pessoas que o adoram. 10Essas ofertas e sacrifícios têm a ver somente com comida, com bebida e com várias cerimônias de purificação. São regras externas que têm valor somente até que Deus renove todas as coisas.
11Mas Cristo veio como o Grande Sacerdote das coisas boas que já estão aqui. A Tenda em que ele serve é melhor e mais perfeita e não foi construída por seres humanos, isto é, não é deste mundo. 12Quando Cristo veio e entrou, uma vez por todas, no Lugar Santíssimo, ele não levou consigo sangue de bodes ou de bezerros para oferecer como sacrifício. Pelo contrário, ele ofereceu o seu próprio sangue e conseguiu para nós a salvação eterna. 13O sangue de bodes e de touros e as cinzas da bezerra queimada são espalhados sobre as pessoas impuras, e elas ficam purificadas por fora. 14Se isso é assim, imaginem então quanto maior ainda é o poder do sangue de Cristo! Por meio do Espírito eterno ele se ofereceu a si mesmo a Deus como sacrifício sem defeito. E o seu sangue nos purifica por dentro, tirando as nossas culpas; assim podemos servir ao Deus vivo, pois já não praticamos cerimônias que não valem nada.

A morte de Cristo e a nova aliança

15Portanto, é Cristo quem consegue fazer uma nova aliança, para que os que foram chamados por Deus possam receber as bênçãos eternas que o próprio Deus prometeu. Isso pode ser feito porque houve uma morte que livrou as pessoas dos pecados que praticaram enquanto a primeira aliança estava em vigor.
16Onde há um testamento, é necessário provar que a pessoa que o fez já morreu. 17Pois o testamento não vale nada enquanto estiver vivo quem o fez; só depois da morte dessa pessoa é que o testamento tem valor. 18É por isso que a primeira aliança entrou em vigor somente com o uso do sangue de animais. 19Em primeiro lugar, Moisés anunciou ao povo todos os mandamentos conforme estavam na lei. Depois pegou o sangue dos bezerros e dos bodes, misturou com água e borrifou o livro da lei e todo o povo, usando lã tingida de vermelho e hissopo. 20Então disse: “Este é o sangue que sela a aliança, que Deus mandou vocês obedecerem.” 21Da mesma forma Moisés também borrifou sangue sobre a Tenda e sobre todos os objetos usados na adoração. 22De fato, de acordo com a lei, quase tudo é purificado com sangue. E, não havendo derramamento de sangue, não há perdão de pecados.

O sacrifício de Cristo tira os pecados

23Essas coisas, que eram cópias das realidades celestiais, deviam ser purificadas desse modo; mas as próprias coisas celestiais exigem sacrifícios bem melhores. 24Cristo não entrou num Lugar Santo feito por seres humanos, que é a cópia do verdadeiro Lugar. Ele entrou no próprio céu, onde agora aparece na presença de Deus para pedir em nosso favor. 25O Grande Sacerdote entra, todos os anos, no Lugar Santíssimo, levando consigo sangue de um animal. Porém Cristo não entrou para se oferecer muitas vezes. 26Se fosse assim, ele teria de sofrer muitas vezes desde a criação do mundo. Pelo contrário, uma vez por todas ele apareceu agora, quando os tempos estão chegando ao fim, para tirar os pecados por meio do sacrifício de si mesmo. 27Cada pessoa tem de morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus. 28Assim também Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecerá pela segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar as pessoas que estão esperando por ele. Hebreus 9

Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:14

sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 3:24

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:8-9

Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.
2 Timóteo 2:1

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Tito 2:11

E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. 1 Timóteo 1:14

Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tiago 4:6

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4:16

E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há. 2 Coríntios 9:14

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9

Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Romanos 5:20

A graça do Senhor Jesus Cristo seja convosco. 1 Coríntios 16:23

terça-feira, 28 de junho de 2016

Lei -Antiga Aliança

                     
                Lei -Antiga Aliança

Até o tempo de João, todos os Profetas e a Lei de Moisés falaram a respeito do Reino. Mateus 11:13

— A Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas duraram até a época de João Batista. Lucas 16:16

Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. João 13:34

Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras. Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com lei. Romanos 3:20,21

Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele! Rm 5:9

Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?
De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Rm 6:1-2

Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.
Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.
Rm 6:11-12

Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.
Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça. Rm 6:12-13

E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma! Rm 6:15

Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.
Rm 6:19

Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus. Rm 7:4

Porque, com Cristo, a lei chegou ao fim, e assim os que creem é que são aceitos por Deus. Romanos 10:4

Mas sabemos que todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo e não por fazerem o que a lei manda. Gálatas 2:16

Lei ou fé
1Ó gálatas sem juízo! Quem foi que enfeitiçou vocês? Na minha pregação a vocês eu fiz uma descrição perfeita da morte de Jesus Cristo na cruz; por assim dizer, vocês viram Jesus na cruz. 2Respondam somente isto: vocês receberam o Espírito de Deus por terem feito o que a lei manda ou por terem ouvido a mensagem do evangelho e terem crido nela? 3Como é que vocês podem ter tão pouco juízo? Vocês começaram a sua vida cristã pelo poder do Espírito de Deus e agora querem ir até o fim pelas suas próprias forças? 4Será que as coisas pelas quais vocês passaram não serviram para nada? Não é possível! 5Será que, quando Deus dá o seu Espírito e faz milagres entre vocês, é porque vocês fazem o que a lei manda? Não será que é porque vocês ouvem a mensagem e creem nela?
6Lembrem do que as Escrituras Sagradas dizem a respeito de Abraão: “Ele creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.” 7Portanto, vocês devem saber que os verdadeiros descendentes de Abraão são os que têm fé. 8Antes que isso acontecesse, as Escrituras viram que Deus ia aceitar os não judeus por meio da fé. Por isso, antes de chegar o tempo, elas anunciaram a boa notícia a Abraão, dizendo: “Por meio de você, Deus abençoará todos os povos.” 9Abraão creu e foi abençoado; portanto, todos os que creem são abençoados como ele foi.
10Os que confiam na sua obediência à lei estão debaixo da maldição de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Quem não obedece sempre a tudo o que está escrito no Livro da Lei está debaixo da maldição de Deus.” 11É claro que ninguém é aceito por Deus por meio da lei, pois as Escrituras dizem: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.” 12Mas a lei não tem nada a ver com a fé. Pelo contrário, como dizem as Escrituras: “Viverá aquele que fizer o que a lei manda.”
13Porém Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei. Como dizem as Escrituras: “Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz!” 14Cristo fez isso para que a bênção que Deus prometeu a Abraão seja dada, por meio de Cristo Jesus, aos não judeus e para que todos nós recebamos por meio da fé o Espírito que Deus prometeu.

A lei e a promessa

15Meus irmãos, vou usar um exemplo da vida diária: quando duas pessoas combinam alguma coisa e assinam um contrato, ninguém pode quebrá-lo ou acrescentar qualquer coisa a ele. 16Pois Deus fez as suas promessas a Abraão e ao seu descendente. Quando as Escrituras dizem que Deus fez as suas promessas a Abraão “e à sua descendência”, elas não querem dizer que se trata de muitas pessoas, mas de uma só, isto é, Cristo. 17O que eu quero dizer é o seguinte: Deus fez uma aliança com Abraão e prometeu cumpri-la. A lei, que foi dada quatrocentos e trinta anos depois, não pode quebrar aquela aliança, nem anular a promessa de Deus. 18Porque, se aquilo que Deus dá depende da lei, então o que ele dá já não depende da sua promessa. Mas o que Deus deu a Abraão, ele deu porque havia prometido.

19Então, por que é que foi dada a lei? Ela foi dada para mostrar as coisas que são contra a vontade de Deus. A lei devia durar até que viesse o descendente de Abraão, pois a promessa foi feita a esse descendente. A lei foi entregue por anjos, e um homem serviu de intermediário. 20Porém não é preciso haver intermediário quando se está falando de uma só pessoa; e Deus é um só.

O objetivo da lei

21Será que isso quer dizer que a lei é contra as promessas de Deus? É claro que não! Porque, se tivesse sido dada uma lei que pudesse dar vida às pessoas, então elas seriam aceitas por Deus por obedecerem a ela. Gálatas3:1-21

Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Gálatas 5:14

Mas evite as discussões tolas, as longas listas de nomes de antepassados, as brigas e os debates a respeito da lei dos judeus Tito 3:9

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Os 10 Mandamentos no AT e NT


OS 10 MANDAMENTOS

I.
Não ter outros deuses.
AT - Êxodo 20:3
NT - 1 Co 8:4b

II.
Não farás para ti imagens (idolatria).
AT - Êxodo 20:4-6
NT - 1 Co 10:14

III.
Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão.
AT - Êxodo 20:7
NT - Tiago 5:12

IV.
Lembra-te do dia do sábado.
AT - Êxodo 20:8
NT - NÃO EXISTE.

V.
Honrar pai e mãe.
AT - Êxodo 20:12
NT - Efésios 6:2-3

VI.
Não matarás.
AT - Êxodo 20:13
NT - 1 Pe 4:15

VII.
Não adulterarás.
AT - Êxodo 20:14
NT - Hb 13:4 / 1 Co 6:9-11

VIII.
Não furtarás.
AT - Êxodo 20:15
NT - Efésios 4:28

IX.
Não dirás falso testemunho.
AT - Êxodo 20:16
NT - Efésios 4:25

X.
Não cobiçarás nada do teu próximo.
AT - Êxodo 20:17
NT - Hebreus 13:5

domingo, 26 de junho de 2016

Ser conhecido

               Quem entra no Reino do Céu
                            Mateus 7
21— Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. 22Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” 23Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!”



Ser conhecido
É possível que alguém profetize, realize milagres e expulse demônios sem conhecer Jesus --- ou melhor, sem ser conhecido por ele. Profetizar, fazer milagres e expulsar demônios não são sinais de que alguém é discípulo de Jesus. Há quem possa fazer isso sem nem crer em Jesus, porque o nome dele já é suficientemente poderoso.
O Reino dos céus é de quem é conhecido por Jesus, quem tem um relacionamento pessoal com ele, e fazer a vontade do pai é a marca, tanto de Jesus quanto de seus discípulos. Examine-se a si mesmo, e examine aqueles que impressionam você com grandes feitos. Veja o resultado de sua vida e se há ali todo o fruto do Espirito. 
(Jornada com Jesus) 

domingo, 19 de junho de 2016

O vinho e a festa


                         Jesus vai a um casamento
                                        João 2
1Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. 2Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento.
3Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse:
O vinho acabou.
4Jesus respondeu:
Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora.
5Então ela disse aos empregados:
Façam o que ele mandar.
6Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de purificação. 7Jesus disse aos empregados:
Encham de água estes potes.
E eles os encheram até a boca. 8Em seguida Jesus mandou:
Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa.
E eles levaram. 9Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo 10e disse:
Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho.
11Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galileia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.
12Depois disso, Jesus, a sua mãe, os seus irmãos e os seus discípulos foram para a cidade de Cafarnaum e ficaram alguns dias ali.

O vinho e a festa
Jesus dá uma resposta estranha à sua mãe. É que, quando ele ouviu que o vinho da festa de casamento acabou, sua mente foi levada a outro lugar. Ele estava pensando no que chamava de “minha hora”. Esta hora foi sua morte na cruz.
A associação para nós é complicada, mas para Jesus era clara.
Ele era o noivo, e sabia que o ápice da história humana é o casamento dele com a Igreja.
Será uma grande festa para a qual todos estão convidados. O noivo é o responsável por fornecer o vinho e realizar a festa. Ele é quem paga o preço; por isso, a associação.
Jesus sabia que o vinho que garantiria a festa era o seu próprio sangue.
Jesus é este Deus que se importa com a festa dos dois jovens, e é este noivo, disposto a dar sua própria vida por amor à noiva, para que haja festa no universo. (Jornada com Jesus)

domingo, 12 de junho de 2016

Religiosos precisam morrer

Jesus condena o fingimento
Mateus 23/(Marcos 12.40; Lucas 11.39-42,44,52; 20.47)
13— Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fecham a porta do Reino do Céu para os outros, mas vocês mesmos não entram, nem deixam que entrem os que estão querendo entrar.
14[— Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês exploram as viúvas e roubam os seus bens e, para disfarçarem, fazem longas orações! Por isso o castigo de vocês será pior!]
15— Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês atravessam os mares e viajam por todas as terras a fim de procurar converter uma pessoa para a sua religião. E, quando conseguem, tornam essa pessoa duas vezes mais merecedora do inferno do que vocês mesmos.
16— Ai de vocês, guias cegos! Pois vocês ensinam assim: “Se alguém jurar pelo Templo, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se alguém jurar pelo ouro do Templo, então é obrigado a cumprir o que jurou.” 17Tolos e cegos! Qual é mais importante: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vocês também ensinam isto: “Se alguém jurar pelo altar, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se jurar pela oferta que está no altar, então é obrigado a cumprir o que jurou.” 19Cegos! Qual é mais importante: a oferta ou o altar que santifica a oferta? 20Por isso, quando alguém jura pelo altar, está jurando pelo altar e por todas as ofertas que estão em cima dele. 21Quando alguém jura pelo Templo, está jurando pelo Templo e por Deus, que mora ali. 22E, quando alguém jura pelo céu, está jurando pelo trono de Deus e pelo próprio Deus, que está sentado nele.
23— Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras. 24Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo!
25— Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância. 26Fariseu cego! Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa!
27— Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. 28Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados.

Religiosos precisam morrer
A religião é realmente terrível! O homem sempre tenta merecer a salvação.
Todo homem-- até os ateus. Uns buscam pela racionalização, outros, pelo engajamento em causas sociais, outros, por uma vida recatada, outros, por uma vida permissiva. Mas os que correm maior perigo de ser perder são aqueles que acham que estão seguros. Foi por isso que Jesus só tinha palavras de condenação aos fariseus (os “certinhos” de seu tempo).
Em geral, o religioso fica contabilizando o quanto tocou, pegou, pensou, fez ou deixou de fazer; como se isso fosse salvá-lo. O foco é sempre o esforço. Mas Jesus falou que o foco é a essência. Se não nascer de novo, com um novo DNA espiritual não tem esforço que resolva! Precisa morrer o velho homem para nascer em Cristo.
Para o religioso, ele próprio é o protagonista de sua história e redenção.
Para o cristão, é Cristo. (Jornada com Jesus) 

domingo, 5 de junho de 2016

Quando ele chama


Jesus aparece a Maria Madalena
João 20 /(Mateus 28.9-10; Marcos 16.9-11)
11Maria Madalena tinha ficado perto da entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, ela se abaixou, olhou para dentro 12e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Um estava na cabeceira, e o outro, nos pés. 13Os anjos perguntaram:
Mulher, por que você está chorando?
Ela respondeu:
Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram!
14Depois de dizer isso, ela virou para trás e viu Jesus ali de pé, mas não o reconheceu.
15Então Jesus perguntou:
Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?
Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu:
Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo.
16— Maria! — disse Jesus.
Ela virou e respondeu em hebraico:
— “Rabôni!” (Esta palavra quer dizer “Mestre”.)
17Jesus disse:
Não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai. Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles.
18Então Maria Madalena foi e disse aos discípulos de Jesus:
Eu vi o Senhor!
E contou o que Jesus lhe tinha dito.

Quando ele chama
Foi no domingo da ressurreição. Maria Madalena foi procurar Jesus no sepulcro e não o encontrou. Quando Jesus falou com ela, ela achou que fosse um jardineiro e o acusou de ter levado o corpo de Jesus. Mas quando ele a chamou pelo nome chamou de alguma maneira que só ele usava, pois neste momento, ela o reconheceu. É assim com quem tem uma experiência pessoal com Jesus. Cada um de nós que tem uma experiência pessoal com ele sabe o jeito que ele nos chama, que só ele chama, ouvimos este chamado em qualquer momento, em qualquer circunstância, com qualquer barulho.
Tem muita gente que tem experiências com a religião mas não com Jesus; e fica convivendo com a religião, ouvindo dos outros a experiência que eles tiveram com Jesus. Venha se relacionar com Jesus! Ele está vivo e não se limita às paredes e regras de religiões. (Jornada com Jesus)

Um triste e o outro jubiloso

  Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. E, jubiloso, continuou o seu caminho. Marcos 10:22...