quarta-feira, 14 de maio de 2025

Como estou dirigindo?


 Como estou dirigindo?


Tiago 1:19-26


…estejam todos prontos para ouvir, mas não se apressem em falar nem em se irar. v.19


Furioso, gritei quando um caminhão cortou a minha frente. Então vi um número de telefone e a mensagem: “Como estou dirigindo?”. Liguei de meu celular e uma mulher me atendeu, perguntando o motivo do contato. Despejei toda a minha frustração, e ela anotou a placa do caminhão. Então, ela disse, com a voz desanimada: “Sabe, o senhor também pode ligar para registrar elogios a um bom motorista”.


A voz cansada da atendente imediatamente feriu minha arrogante presunção. Senti-me totalmente constrangido. Em meu zelo por “justiça”, não parei para refletir sobre como meu tom rude poderia afetar aquela mulher no seu trabalho já difícil. A desconexão entre a minha fé e o fruto que produzi foi devastadora.


O livro de Tiago aborda sobre a lacuna que há entre nossas ações e nossas convicções. “Entendam isto, meus amados irmãos: estejam todos prontos para ouvir, mas não se apressem em falar nem em se irar. A ira humana não produz a justiça divina” (Tiago 1:19-20). Depois, o autor complementa: “Não se limitem, porém, a ouvir a palavra; ponham-na em prática” (v.22).


Nenhum de nós é perfeito. Às vezes, nossa “direção” na vida precisa de ajustes, que se iniciam pela confissão e pedidos de socorro a Deus, confiando que Ele vai continuar aperfeiçoando os detalhes do nosso caráter.


Por Adam R. Holz


O caminho para o céu: justiça própria ou perdão?

  Comamos, e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. Lucas 15...