domingo, 17 de julho de 2016

O Galo


Pedro nega Jesus outra vez
(Mateus 26.71-75; /Marcos 14.69-72; /Lucas 22.58-62)
João 18
25 Pedro ainda estava lá, de pé, aquecendo-se perto do fogo. Então lhe perguntaram:
Você não é um dos seguidores daquele homem?
Não, eu não sou! — respondeu ele.
26 Um dos empregados do Grande Sacerdote, parente do homem de quem Pedro tinha
cortado a orelha, perguntou:
Será que eu não vi você com ele no jardim?
27 E outra vez Pedro disse que não.
E no mesmo instante o galo cantou.

O Galo
Negar Jesus é muito mais o resultado de uma história pessoal do que um episódio isolado.

Podemos passar anos nos fingindo de mortos, sem deixar fluir o amor e a vida que um dia recebemos. Mas o galo sempre canta. Sempre algo nos lembra de que estamos vivendo aquém do que devíamos e que, apesar de ser noite, logo amanhece e todos prestaremos contas.

Jesus sabia da nossa traição, e selou um pacto conosco mesmo assim. E pactos são acordos para a vida. Por isso, se forem quebrados, devem ser pagos ao custo de uma vida. No nosso caso, foi a vida dEle pelas nossas. Ele não apenas sabia da traição. Ele pagou por ela, para converter os traidores em irmãos. (Jornada com Jesus)

domingo, 10 de julho de 2016

As Placas

Jesus, o caminho para o Pai
João 14
1 Jesus disse:
Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. 2 Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. 3 E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. 4 E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.
5 Então Tomé perguntou:
Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?
6 Jesus respondeu:
Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.

As Placas
Nosso coração anseia pela verdade, anseia por intimidade com o Pai e, por isso mesmo, quem ama a verdade ama tudo que aponta para a verdade.
É como quem sonha em ir à praia. Qual não é a sua alegria de ver as placas indicando a quilometragem que falta?
Festa, expectativa, estou no caminho certo!
Mas imagine que há quem não tenha entendido bem e imaginou que a praia era aquela placa. E armou uma barraca ao lado e ficou por lá, no meio do caminho. Assim são as pessoas que idolatram as “placas” que apontam para Jesus, seja Maria, Paulo, os santos, líderes... Elas param no meio do nada, e nunca chegam a experimentar a brisa, a maré, a areia o mar...
(Jornada com Jesus)

Jesus é o único caminho para o céu!

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Remendo novo em pano velho

Palavras de Jesus
Mateus 9/Marcos 2.18-22; Lucas 5.33-39
14Então os discípulos de João Batista chegaram perto de Jesus e perguntaram:
Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os discípulos do senhor não jejuam?
15Jesus respondeu:
Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!
16 — Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. 17Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho.

Tecidos
Os teólogos sofrem muito para conciliar a lei, os expedientes do Antigo testamento, e as palavras de Jesus. Sem saber como lidar acabam por vezes dando preferência as estruturas da religião judaica ­- e para tanto, tem de abrir mão de Jesus, pois Jesus arrebentaria com tudo.
O velho e o novo são muito parecidos, interdependentes, mas irreconciliáveis. Não dá pra fazer caber o novo no velho. A beleza da nossa história com Deus é que velho e novo são feitos das mesmas linhas, tecidos dos mesmos fios. Só que um já não se sustenta, enquanto o outro nunca passará. A verdade é que não dá para colocar Jesus ao lado de nada. Jesus veio para ser o centro de tudo. (Jornada com Jesus)

Um triste e o outro jubiloso

  Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. E, jubiloso, continuou o seu caminho. Marcos 10:22...