sexta-feira, 1 de julho de 2016

Remendo novo em pano velho

Palavras de Jesus
Mateus 9/Marcos 2.18-22; Lucas 5.33-39
14Então os discípulos de João Batista chegaram perto de Jesus e perguntaram:
Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os discípulos do senhor não jejuam?
15Jesus respondeu:
Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!
16 — Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. 17Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho.

Tecidos
Os teólogos sofrem muito para conciliar a lei, os expedientes do Antigo testamento, e as palavras de Jesus. Sem saber como lidar acabam por vezes dando preferência as estruturas da religião judaica ­- e para tanto, tem de abrir mão de Jesus, pois Jesus arrebentaria com tudo.
O velho e o novo são muito parecidos, interdependentes, mas irreconciliáveis. Não dá pra fazer caber o novo no velho. A beleza da nossa história com Deus é que velho e novo são feitos das mesmas linhas, tecidos dos mesmos fios. Só que um já não se sustenta, enquanto o outro nunca passará. A verdade é que não dá para colocar Jesus ao lado de nada. Jesus veio para ser o centro de tudo. (Jornada com Jesus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um triste e o outro jubiloso

  Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. E, jubiloso, continuou o seu caminho. Marcos 10:22...