terça-feira, 6 de junho de 2017

Tzedakah

Mateus 6:1 "Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.

Tzedakah
Não é de hoje que os pobres são usados para promoção social, Deus ensinou seu povo a cuidar de órfãos, viúvas, estrangeiros e pobres, mas nunca como ato de caridade. A Bíblia ensina que fazer o bem a alguém que precisa é questão de justiça. A ideia traduzida pela palavra hebraica tzedakah, é expressa no provérbio “Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo (Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa, Não diga ao seu próximo: "Volte amanhã, e eu lhe darei algo", se pode ajudá-lo hoje. Provérbios 3:27,28)
Então se há algo em minha mão que pode fazer bem a outro, já não me pertence. O dono é outro. Se eu não der, eu é que estou usurpando do outro. É por isso que Jesus chama de “obras de justiça” e não caridade. E o alvo, apesar de ajudar o outro, é sempre honrar o Deus a quem servimos. Um Deus que se coloca ao lado dos vulneráveis.
Tiago 1:27 A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O caminho para o céu: justiça própria ou perdão?

  Comamos, e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. Lucas 15...