quarta-feira, 6 de maio de 2020

Quarentena


Desde o início de nossas vidas vivemos numa quarentena. A nossa casa do dia-a-dia chama-se Terra. Não podemos sair daqui, estamos presos. Qualquer tentativa de saída desse planeta, seja por meio de uma nave espacial, não seria uma boa ideia. Sair da quarentena da Terra, seria o mesmo que vagar por aí dentro de uma nave num universo sombrio, frio e altamente agressivo para nossa saúde. Mas existe outra outra maneira de sair da Terra, que é quando partirmos daqui através da morte física. Como toda quarentena em época de pandemia, um dia passa.

Toda quarentena tem suas etapas, com seus desafios, testes e momentos de meditação e aprendizagem. Como as quarentenas que Moisés passou em seu breve período aqui na Terra. Ele viveu 120 anos (Dt 34:7), onde podemos dividir em três quarentenas: 40 anos no Egito, 40 anos peregrinando na terra de Midiã, e 40 anos de travessia pelo deserto (At 7:20-40). Vamos analisar a seguir cada aspecto de cada uma delas:

Primeira quarentena: 40 anos no Egito (achando que era alguma coisa).

Todo início é uma festa, até o início de uma quarentena. Nos primeiros 40 anos de vida, Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios, estava no auge de sua forma física. Cheio de energia e disposição, era poderoso em palavras e obras. O início de nossa quarentena não é diferente. Logo no início já deram férias para todo mundo. Com tempo sobrando e no conforto de nossas casas, começamos a desfrutar do nosso "não fazer nada o dia inteiro", para colocar nossos filmes e séries em dia. Fazemos o nosso horário. Comemos o que quisermos, e na hora que quisermos. Apesar de presos, há uma falsa sensação de liberdade.

Segunda quarentena: 40 anos peregrinando na terra de Midiã (aprendendo que não era nada)

Na segunda parte da quarentena, a festa acaba, começam as responsabilidades e os desafios. Más notícias de colegas desligados e redução do salário começam a trazer a tona a nova realidade. Os mesmos filmes e séries já não tem mais graça. A mesma comida já não atrai nosso paladar. Começamos a inventar coisas para fazer. Moisés cansado do Egito, teve a ideia de visitar seus irmãos, e na boa intenção de defender um homem que estava sendo tratado injustamente, acaba matando um egípcio, onde foi criticado duramente por isso. Moisés acaba fugindo, tornando-se peregrino na terra de Midiã. Ali ele aprendeu que não era nada.

Terceira quarentena: 40 anos no deserto (descobrindo que Deus era tudo.)

Chegamos à última parte da quarentena, que é a melhor parte, quando a quarentena vira um deserto e não vemos a hora de sair dela. Moisés está no deserto, sentindo um imenso vazio dentro de si, nada mais atrai ele. É nesse cenário que ele ouve a voz do Senhor: "Eu sou o Deus dos teus pais" (Atos 7:32). Em contato com Deus, Moisés chegou a ver um pouquinho da terra prometida, antes de partir da quarentena da Terra. Essa é a grande diferença em terminar a vida com Jesus como seu Senhor e Salvador. Você se sente protegido, não há dúvidas em seu coração. Sua alma descansa no Senhor.

Se você ainda não crê, pergunto: e a sua quarentena como anda? Virou um deserto onde nada mais tem graça para você? Sua vida ficou sem sentido? O que você acha que virá depois de sua quarentena aqui na Terra? Você já parou e se perguntou? O que há depois depois da morte?

Um dia perguntei para um colega, o que ele achava da vida após a morte, e ele me respondeu: - não sei, ninguém nunca voltou para contar. Então eu disse: - você está errado, um homem já voltou para contar, JESUS, e passou quarenta dias com as pessoas que creram nEle.

Jesus se sujeitou à quarentena aqui na Terra por você. Acredite, está escrito, quem falou mais sobre o outro lado da vida, foi Jesus. Foi Ele também que falou mais sobre inferno do que qualquer outro personagem da Bíblia. E porque Ele fez isso? Porque é algo muito sério, pois é onde você irá passar a eternidade caso parta dessa vida sem crêr nEle.

Acredite, do outro lado só tem dois caminhos. Sem Jesus, onde passará uma eternidade aterrorizante, cheio de dor e sofrimento, sem nenhuma esperança. E outro com Jesus, uma eternidade cheio de gozo e paz com Ele. Se você ainda não crê em Jesus como seu Senhor Salvador, é sua responsabilidade de crer nEle agora. É aqui na quarentena da Terra que decidiremos onde passaremos a eternidade.

Lembre-se, o problema não é a vida, mas o que virá depois dela.

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. (Atos 16:31)


KLB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um triste e o outro jubiloso

  Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. E, jubiloso, continuou o seu caminho. Marcos 10:22...