sábado, 26 de abril de 2025

Tradições humanas

 

O que é realmente necessário

Vocês desprezam a lei de Deus e a substituem por sua própria tradição. v.8



LEIA Marcos 7:8-13



Enquanto preparava uma refeição, uma jovem cortou uma peça de carne ao meio e a colocou numa panela grande. Seu marido perguntou por que ela cortava a carne assim, e ela respondeu: “Porque era assim que a minha mãe fazia”. Mas a pergunta atiçou a curiosidade da mulher, e ela perguntou à sua mãe sobre esta tradição. Chocou-se ao descobrir que a mãe cortava a carne apenas para que coubesse na pequena panela que possuía. Como a filha tinha várias panelas grandes, o corte da carne era desnecessário.


Muitas tradições começam a partir de uma necessidade, mas são mantidas sem questionamentos e se tornam “a forma como fazemos algo”. É natural querer apegar-se às tradições humanas, algo que podemos ver nos fariseus (Marcos 7:1-2). Eles se distraíram com algo que parecia ser uma quebra das leis religiosas. Jesus disse a eles: “Vocês desprezam a lei de Deus e a substituem por sua própria tradição (v.8). Ele nos ensina que tradições jamais devem substituir a sabedoria das Escrituras. O desejo genuíno de seguir a Deus (vv.6-7) reflete-se na atitude do nosso coração e não em ações exteriores.


É uma boa ideia reavaliar frequentemente as tradições (qualquer coisa que nos seja importante e sigamos religiosamente). O que Deus revelou como verdadeiramente necessário deve sempre se sobrepor às tradições.


Por Katara Patton


REFLETIR E ORAR

Pai celestial, ajuda-me a seguir Teus mandamentos e a abandonar qualquer tradição que não te agrade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O caminho para o céu: justiça própria ou perdão?

  Comamos, e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. Lucas 15...