domingo, 25 de dezembro de 2016

Por que deixá-la?

A figueira sem figos
Lucas 13
6 Então Jesus contou esta parábola:
— Certo homem tinha uma figueira na sua plantação de uvas. E, quando foi procurar figos, não encontrou nenhum. 7 Aí disse ao homem que tomava conta da plantação: “Olhe! Já faz três anos seguidos que venho buscar figos nesta figueira e não encontro nenhum. Corte esta figueira! Por que deixá-la continuar tirando a força da terra sem produzir nada?” 8 Mas o empregado respondeu: “Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo. 9 Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la.”

Por que deixá-la?
Na realidade desértica, o nascimento de uma planta era algo a ser admirado. O solo era escasso. Era um privilégio para a planta estar ali e esperava-se dela que frutificasse. Nossa vida também é admirável. Fomos plantados por Deus em lugares exatos. Não nascemos por acidente --- independente da sua historia de vida. Nascemos para dar frutos e servir o mundo. Quem vive para si mesmo ouvirá do Agricultor: “Por que deixá-la tirar a força da terra sem produzir nada?

domingo, 18 de dezembro de 2016

Pão Diário 2016

De que lado você está?

…bom é estar junto a Deus… —Salmo 73:28

No calor da Guerra Civil Americana, um dos conselheiros do presidente Lincoln disse que era grato por Deus estar do lado da União. Lincoln respondeu: “Senhor, minha preocupação não é se Deus está do nosso lado; minha maior preocupação é estar do lado de Deus, porque o Senhor está sempre certo.”

É um grande desafio assumirmos que Deus apoia nossas perspectivas, nossos planos, nossas decisões e nossos desejos. No entanto, a resposta de Lincoln nos lembra que até mesmo os nossos melhores planos podem não estar perto daquilo que Deus deseja.

O salmista demonstra claramente que quer estar ao lado de Deus quando declara “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24). Quando seguimos o exemplo do salmista que diz “…bom é estar junto a Deus…” (73:28), podemos estar certos de que estamos do lado dele, quando Seu espírito nos ajuda a medir cada pensamento e ação com base em Seus caminhos que estão sempre corretos.

Então, vamos nos questionar: estamos do lado do Senhor? Estar do lado dele significa que iremos refletir Seu amor para o mundo ao nosso redor pela maneira como interagimos com os outros. Vamos perdoar, tratar as pessoas com justiça e buscar a paz. Os caminhos de Deus são sempre os melhores.

Ao se aproximar do Senhor, você terá a certeza de estar do lado certo. (Joe Stowell)

domingo, 11 de dezembro de 2016

Os caminhos

João 14:6 Jesus respondeu:
— Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.

Os caminhos

Todos os caminhos levam a Deus? Claro! Um dia todos nos encontraremos com ele. E aí meu amigo, é bom que você seja perfeito. Todos os caminhos levam a Deus como juiz; só um leva a Deus como Pai. Ninguém encontra o Pai se não for por meio da adoração em Jesus Cristo. Fora de Cristo, só se encontra o juiz. Jesus não veio condenar ninguém; quem não crê nele já está condenado. Por isso não somos chamados para condenar ninguém, más para anunciar Jesus e repartir o amor. Um amor que não ignora o pecador. Ao contrário, convida sempre àquele caminho da verdade e vida, a saber, Jesus. O amor é atraente e não repelente.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Nova Vida!

Romanos 12:1,2

Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.


Deixa eu te fazer uma pergunta. Você olha para o mundo e deseja ser como o mundo? Agir como o mundo? Falar como o mundo? Se vestir como o mundo? Ter respeito e a estima do mundo? Se você se sente desse jeito, você deve ficar aterrorizado. Porque isso pode ser uma evidência de que Deus não fez uma obra em você. Se o poder de Deus não pode ser visto em sua vida, guiando você para uma crescente santidade, então, talvez não haja poder de Deus em sua vida. Então, Ele não regenerou seu coração. Você não nasceu de novo. Você não é um cristão. Porque Ele disse: ‘Eu vou salvar pessoas.’ Por quê? ‘Para demonstrar ao mundo o quão poderoso sou para salvar suas almas e para transformar suas vidas.’ Deus está transformando a sua vida?

Cristãos não são infalíveis. Cristãos não são perfeitos. Cristãos vão ter dificuldade com o pecado. E cristãos podem até cair, mas em meio aquela fraqueza ficará evidente que Deus está trabalhando, Deus está ensinando, Deus está disciplinando e Deus os está levando para níveis mais altos de maturidade cristã e santidade. Este é você? Desde que você professou sua fé em Cristo, os seus desejos por Cristo cresceram? Ou seu desejo por santidade cresceu? O poder de Deus para transformar sua vida estão cada vez mais evidentes? Você está deixando de parecer com o mundo e parecendo cada vez mais com Cristo? Ou você está parecendo cada vez mais com o mundo?” (Paul Washer)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O Resultado Final

A morte de Lázaro
João 11
1 Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele era do povoado de Betânia, onde Maria e a sua irmã Marta moravam. 2 (Esta Maria era a mesma que pôs perfume nos pés do Senhor Jesus e os enxugou com os seus cabelos. Era o irmão dela, Lázaro, que estava doente.) 3 As duas irmãs mandaram dizer a Jesus:
Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente!
4 Quando Jesus recebeu a notícia, disse: 
— O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada.

O Resultado Final
Se os discípulos tivessem dado ouvidos ao que Jesus falou, tanta aflição teria sido evitada. Logo de cara, quando ele ouve sobre a enfermidade de lázaro, ele afirma: “O resultado final será bom”. Mas ninguém ouve. A realidade visível fala mais alto.
Conosco também é assim. Nós já sabemos o resultado final da nossa vida. Já sabemos o resultado final da história da humanidade. Ouviremos de Jesus: “Servo bom e fiel, entre na alegria do Pai”. Não temos motivos para nos desesperar no meio do caminho. Não podemos dar atenção às gritas da realidade. O resultado final já foi anunciado. Vivamos com os olhos fitos em Jesus. O resultado final é muito bom! (Jornada com Jesus)

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Jesus o Único Mediador














JESUS O ÚNICO MEDIADOR

·         SÃO MATEUS: A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel, que significa "Deus conosco".

·         SÃO MARCOS: Ora, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.  Marcos 16:19

·         SÃO LUCAS: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Somente o Nome de Jesus. Atos 4:12

·        SÃO JOÃO: Jesus estava com Deus e era Deus. Jesus estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem Jesus, nada do que existe teria sido feito.  João 1:1-3

·         SÃO PEDRO: E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória. 1 Pedro 5:10

·         SÃO PAULO:  Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

·         SÃO JUDAS: Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Judas 1:21

·         MARIA: Fazei tudo o que Jesus vos disser. João 2:5

Jesus é o grande Deus e Salvador:

“aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do NOSSO GRANDE DEUS E SALVADOR CRISTO JESUS” (Tito 2.13)

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Seja como uma criança

E disse Jesus: se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. (Mateus 18:3)

Jesus disse essencialmente isso: “...se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”.
Uma criança é totalmente dependente de seus pais: para acordar, se alimentar, atravessar uma rua, escovar os dentes, ir para a cama dormir... Assim tem que ser conosco diante de Deus, nosso Pai. Somos dependentes 100% de Deus? Dependa dEle para tudo! Seja como uma criança! (KarinePPC)

Todavia, Jesus disse algo muito mais interessante. Quando os discípulos começaram a discutir entre si qual deles era o maior, Jesus “assentando-se, chamou os doze e trazendo uma criança, colocou-a no meio deles e, tomando-o nos braços, disse-lhes:
Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou. (Marcos 9:35-37)

Receber uma criança nos braços, em nome de Jesus é uma maneira de receber a Jesus.
E receber a Jesus é uma maneira de receber a Deus.

Portanto, talvez seja bom recordarmos as maneiras como Jesus lidou com as crianças. Medite nestas passagens, permitindo que elas despertem em você os anelos de Cristo. O que seria mais significativo do que receber a Cristo e receber nEle, a Deus, o Criador? (John Piper)


domingo, 13 de novembro de 2016

Evite a Arrogância

Gálatas 5:24-26
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.

Evite a Arrogância
Deveríamos saber que os aplausos que recebemos não se dirigem a nós, mas a Cristo, a quem pertencem todo o louvor e honra. Ensinar de maneira piedosa ou viver de forma santa não são méritos nossos, mas de Deus. Assim, não somos nós que estamos sendo louvados, mas Deus em nós. Afinal, “o que tens que não tenha sido recebido?” (1Co. 4:7- Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?) Se reconhecermos isso, não sairemos da linha nem nos tornaremos orgulhosos, mas daremos a glória a Deus. Nós também não vamos desistir do nosso chamado por causa de abuso; desgraça e perseguição. Por sua graça especial Deus cobre a nossa glória com vergonha e com os amargos ódios, perseguição e blasfêmia do mundo. Além disso, enfrentamos desprezo e ingratidão dos nossos próprios seguidores, camponeses, cidadãos e nobres. A animosidade e a perseguição deles ao evangelho, apesar de ocultas e internas, são mais prejudiciais do que inimigos que perseguem abertamente. Deus permite essas dificuldades para que nós não nos tornemos orgulhosos dos nossos dons, para que não sejamos infectados pela praga da honra própria. A blasfêmia e perseguição dos nossos oponentes, associadas ao desprezo, à ingratidão e ao ódio secreto dos nossos próprios seguidores, nos deleita tanto que facilmente nos esquecemos de tudo que se relaciona à glória pessoal. (Martinho Lutero)

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Âncora espiritual

Gotas Bíblicas
           
Âncora espiritual 

Hebreus 6:19 - Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco. Ela passa pela cortina do templo do céu e entra no Lugar Santíssimo celestial.

Aceitar como verdadeiras e poderosas as promessas de Deus constitui as bases da esperança que experimentamos nesta vida. Por isso, o autor da Carta aos Hebreus descreve a esperança cristã como nossa âncora: “Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco” (Hebreus 6:19).

O peso da âncora deve ser proporcional ao peso do navio: quanto maior o barco, maior a âncora. Além do mais, a âncora deve estar presa a uma corrente que, de um lado a segure firme no casco e, de outro lado, permita que ela vá até ao fundo do mar. Âncora pesada e corrente forte fazem a segurança do navio, mesmo enfrentando tempestades.

Quanto mais adequada uma âncora, mais cara será sua construção e sua posição no navio. O autor de Hebreus diz que a âncora da esperança cristã tem que estar profundamente enraizada na nossa vivência com Cristo. E que nenhum recurso religioso pode substituí-la... nem a bússola, nem as caldeiras. Crer em Cristo é nossa constante e eterna esperança – porque Ele não muda. Não somente tem sido, mas continuará sendo nossa esperança. 
(Pr. Olavo Feijó/AMORemCRISTO)

domingo, 6 de novembro de 2016

Controlar Deus

Não serve para ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira. Mateus 10:38,39.

A Bíblia nos ensina que a fé não nos é natural. Nossa espiritualidade é algo produzido por Deus em nós. E isso não é admirável. Não conseguimos colocar ressalvas sobre a ação de Deus em nossa vida. Podemos rejeitá-lo por completo ou aceita-lo por completo. E aceita-lo por completo significa rejeitar nosso eu por completo.

Temos medo do desconhecido, e sempre queremos controlar as coisas. Mas a ação de Deus é “inadmissível”. A sensação é que vamos deixar de existir. Mas é exatamente nesse momento que Deus vem e nos mostra quem somos de verdade.

Não tente controlar a ação de Deus. Se entregue por completo. Entregue cada partezinha do seu ser, cada quartinho escuro onde ninguém entra. Ele não vai machucar você mais do que a vida já machucou. Pelo contrário, vai curar suas feridas. (Jornada com Jesus)

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Difamação

…não difamem a ninguém; […] sejam […] cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens. —Tito 3:2

Leitura: Tito 3:1-7
Singapura é uma pequena ilha. É tão pequena que dificilmente consegue-se identificá-la no mapa-múndi. (Tente, se você ainda não sabe onde Singapura fica). Por ser densamente habitada, o respeito mútuo é muito importante. Um homem escreveu à sua noiva que estava indo a Singapura pela primeira vez: “O espaço é limitado. Portanto… você precisa sempre ter consciência do espaço ao seu redor. Você deve sempre se afastar para garantir que não está bloqueando alguém. A chave é ser atencioso.”

O apóstolo Paulo escreveu a Tito, um jovem pastor: “Lembra-lhes que […] sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens” (Tito 3:1,2). Já foi dito: “nossas vidas podem ser a única Bíblia que algumas pessoas leem.” O mundo sabe que os cristãos devem ser diferentes. Se somos briguentos, egoístas e rudes, o que os outros pensarão sobre Cristo e o evangelho que compartilhamos?

Ser atencioso é um bom lema pelo qual viver e é possível ao dependermos do Senhor. E é uma forma de sermos modelos de Cristo e demonstrarmos ao mundo que Jesus salva e transforma vidas. (Pão Diário 2016)

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Resposta Branda

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1

Leitura: Provérbios 15:1-23
Em 28 de julho de 1914 o império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia em resposta ao assassinato do arquiduque Francisco Fernando e sua esposa, a duquesa Sofia. No período de 90 dias, outros países europeus tomaram partido para honrar suas alianças militares e buscar suas próprias ambições. Um único evento culminou na Primeira Guerra Mundial, um dos conflitos militares mais destrutivos da história moderna.

A tragédia da guerra é assombrosa, no entanto, nossos relacionamentos e famílias podem começar a ruir com apenas algumas poucas palavras odiosas. Tiago escreveu: “…Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!” (Tiago 3:5). Uma chave para evitar o conflito verbal está em Provérbios: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (15:1).

Um pequeno comentário pode provocar uma grande discussão. Quando, pela graça de Deus, escolhemos não retaliar com nossas palavras, honramos Jesus, nosso Salvador. Quando Ele foi injuriado e insultado, cumpriu as palavras proféticas de Isaías, “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca…” (Isaías 53:7).

O livro de Provérbios nos incita a falar a verdade e buscar paz por meio de nossas palavras. “A língua serena é árvore de vida […] e a palavra, a seu tempo, quão boa é!” (15:4,23) 

Senhor faça de mim um instrumento de Sua paz. Onde houver ódio, que eu leve amor. (Pão Diário 2016)

domingo, 23 de outubro de 2016

Você é um discípulo de Jesus?

VOCÊ É UM DISCÍPULO DE JESUS?

COM ISSO TODOS SABERÃO QUE VOCÊS SÃO MEUS DISCÍPULOS, SE VOCÊS SE AMAREM UNS AOS OUTROS". JOÃO 13:35

Sabemos que uma onda evangélica tem se espalhado pelo Brasil. A estimativa é de que até 2020 os evangélicos representem praticamente 50% da população do país. O que me questiono é: o que tem acontecido em nosso país, se tem tantos evangélicos? A sociedade está mudando? Os valores da cultura estão mudando? A triste resposta para tudo isso é: não!
Muitos têm ingressado em comunidades de fé, porém sem nenhuma percepção do Evangelho ou entendimento do chamado de Cristo. “Gospel” se tornou um mercado; “Igreja” se tornou centro de autoajuda, banco, etc.; “crente” se tornou sinônimo de ignorância e alienação. Como será que Jesus vê tudo isso? Nosso mestre deixou princípios bem claros sobre o modo de viver de um discípulo seu, e o maior distintivo destacado por ele é o amor. “Quer saber se alguém é meu discípulo? Veja se ele ama o seu próximo”. Porém, a igreja tem negligenciado ou, até mesmo, deturpado este principio tão valioso. Em outras palavras, o discurso que circula por muitas comunidades é: “Ame quem pode te ajudar; ame quem for parecido com você; ame quem tem os mesmos gostos que você; ame quem frequenta os mesmos lugares que você...” 
E para todos os outros que não se encaixam nesta perspectiva sobra apenas ódio.
Lembre-se: o mandamento é para amar sem distinção!

sábado, 15 de outubro de 2016

Mulheres

Lucas 7
36 Um fariseu convidou Jesus para jantar. Jesus foi até a casa dele e sentou-se para comer. 37 Naquela cidade morava uma mulher de má fama. Ela soube que Jesus estava jantando na casa do fariseu. Então pegou um frasco feito de alabastro, cheio de perfume, 38e ficou aos pés de Jesus, por trás. Ela chorava e as suas lágrimas molhavam os pés dele. Então ela os enxugou com os seus próprios cabelos. Ela beijava os pés de Jesus e derramava o perfume neles. 39 Quando o fariseu viu isso, pensou assim: “Se este homem fosse, de fato, um profeta, saberia quem é esta mulher que está tocando nele e a vida de pecado que ela leva.”
40Jesus então disse ao fariseu:
— Simão, tenho uma coisa para lhe dizer:
— Fale, Mestre! — respondeu Simão.
41Jesus disse:
— Dois homens tinham uma dívida com um homem que costumava emprestar dinheiro. Um deles devia quinhentas moedas de prata, e o outro, cinquenta, 42mas nenhum dos dois podia pagar ao homem que havia emprestado. Então ele perdoou a dívida de cada um. Qual deles vai estimá-lo mais?
43— Eu acho que é aquele que foi mais perdoado! — respondeu Simão.
— Você está certo! — disse Jesus.
44Então virou-se para a mulher e disse a Simão:
— Você está vendo esta mulher? Quando entrei, você não me ofereceu água para lavar os pés, porém ela os lavou com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45Você não me beijou quando cheguei; ela, porém, não para de beijar os meus pés desde que entrei. 46Você não pôs azeite perfumado na minha cabeça , porém ela derramou perfume nos meus pés. 47Eu afirmo a você, então, que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado.
48Então Jesus disse à mulher:
— Os seus pecados estão perdoados.
49Os que estavam sentados à mesa começaram a perguntar:
— Que homem é esse que até perdoa pecados?
50Mas Jesus disse à mulher:
— A sua fé salvou você. Vá em paz.

Mulheres
Algumas das demonstrações de adoração mais intensas a Jesus foram feitas por mulheres. Era muito arriscado confessar a divindade de Jesus. Essa “pecadora”, porém, entra na casa de um religioso sem ser convidada e declara publicamente algo que estava explodindo dentro do seu coração. Ela não se conteve em adorar Jesus. E enquanto todos a olhavam com desprezo e julgamento, Jesus fez com que somente ela se sentisse confortável naquela casa, expondo que, de todos ali, era a que estava mais próxima do céu. (Jornada com Jesus)

domingo, 9 de outubro de 2016

Onde está Jesus?

A ressurreição de Jesus
Lucas 24 (Mateus 28.1-10; Marcos 16.1-10; João 20.1-10)
1No domingo bem cedo, as mulheres foram ao túmulo, levando os perfumes que haviam preparado. 2Elas viram que a pedra tinha sido tirada da entrada do túmulo. 3Porém, quando entraram, não acharam o corpo do Senhor Jesus 4e não sabiam o que pensar. De repente, apareceram diante delas dois homens vestidos com roupas muito brilhantes. 5E elas ficaram com medo, e se ajoelharam, e encostaram o rosto no chão. Então os homens disseram a elas:
— Por que é que vocês estão procurando entre os mortos quem está vivo? 6Ele não está aqui, mas foi ressuscitado. Lembrem que, quando estava na Galileia, ele disse a vocês: 7“O Filho do Homem precisa ser entregue aos pecadores, precisa ser crucificado e precisa ressuscitar no terceiro dia”.
8Então as mulheres lembraram das palavras dele 9e, quando voltaram do túmulo, contaram tudo isso aos onze apóstolos e a todos os outros. 10Essas mulheres eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Estas e as outras mulheres que foram com elas contaram tudo isso aos apóstolos. 11Mas eles acharam que o que as mulheres estavam dizendo era tolice e não acreditaram. 12Porém Pedro se levantou e correu para o túmulo. Abaixou-se para olhar e viu somente os lençóis de linho e nada mais. Aí voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.

Onde está Jesus?
Onde você procura Jesus? Em igrejas? Em livros? Na Bíblia? Pode até ser que todas essas coisas apontem para Jesus. A Bíblia com certeza, do começo ao fim, aponta para Jesus. Mas, ler um livro sobre a maçã é muito diferente de comer uma, não?
Às vezes me perguntam o que é certo fazer, e eu digo: “Pergunte a Jesus!” Quando digo isso, algumas pessoas me olham com desconfiança, como se eu estivesse me esquivando da pergunta. Mas a verdade é que Jesus é uma pessoa viva, cujo espírito vive em nós.
Não trate Jesus como uma lista de princípios. Não desperdice a vida somente lendo sobre Jesus. Não procure entre os mortos quem está vivo. ! (Jornada com Jesus)

domingo, 2 de outubro de 2016

O Jesus frustrante

Jesus e o homem da mão aleijada
Lucas 6 (Mateus 12.9-14; Marcos 3.1-6)
6Num outro sábado Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Estava ali um homem que tinha a mão direita aleijada. 7Alguns mestres da Lei e alguns fariseus ficaram espiando Jesus com atenção para ver se ele ia curar alguém no sábado. Pois queriam arranjar algum motivo para o acusar de desobedecer à Lei. 8Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e por isso disse para o homem que tinha a mão aleijada:
— Levante-se e fique em pé aqui na frente.
O homem se levantou e ficou em pé. 9Então Jesus disse:
— Eu pergunto a vocês: o que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?
10Jesus olhou para todos os que estavam em volta dele e disse para o homem:
— Estenda a mão!
O homem estendeu a mão, e ela sarou. 11Aí os mestres da Lei e os fariseus ficaram furiosos e começaram a conversar sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

O Jesus frustrante
Jesus não se submete às nossas expectativas. Ele está vivo e age segundo a vontade do Pai. Quem não se rende aos seus pés inevitavelmente maquina o que fazer contra ele. Quando não nos submetemos a Jesus, nos tornamos incoerentes. Chamamos o mal de bem e o bem de mal. Então nos irritamos com a cura de um inválido, ou com a recuperação daqueles que queríamos ver destruídos.
Jesus não colabora com a nossa carne. Ao contrário, ele frustra a nossa carne para vivificar o nosso espirito. Não ficamos neutros diante de Jesus. Ou o pregamos numa cruz, ou tomamos nossa própria cruz e o seguimos.
Estamos amando quem ele ama? Abraçando quem ele quer abraçar? Oferecendo a recuperação a quem ele quer recuperar? Pergunte a ele. Ele está vivo! (Jornada com Jesus)

domingo, 25 de setembro de 2016

Filhos Zangados

A parábola do filho perdido
Lucas 15
11E Jesus disse ainda:
— Um homem tinha dois filhos. 12Certo dia o mais moço disse ao pai: “Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.”
— E o pai repartiu os bens entre os dois. 13Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha.
14 — O rapaz já havia gastado tudo, quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade. 15Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. 16Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. 17Caindo em si, ele pensou: “Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome! 18Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e contra o senhor 19e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.’ ” 20Então saiu dali e voltou para a casa do pai.
— Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou. 21E o filho disse: “Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!”
22 — Mas o pai ordenou aos empregados: “Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés. 23Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar 24porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.”
— E começaram a festa.
25 — Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando ele voltou e chegou perto da casa, ouviu a música e o barulho da dança. 26Então chamou um empregado e perguntou: “O que é que está acontecendo?”
27 — O empregado respondeu: “O seu irmão voltou para casa vivo e com saúde. Por isso o seu pai mandou matar o bezerro gordo.”
28 — O filho mais velho ficou zangado e não quis entrar. Então o pai veio para fora e insistiu com ele para que entrasse. 29Mas ele respondeu: “Faz tantos anos que trabalho como um escravo para o senhor e nunca desobedeci a uma ordem sua. Mesmo assim o senhor nunca me deu nem ao menos um cabrito para eu fazer uma festa com os meus amigos. 30Porém esse seu filho desperdiçou tudo o que era do senhor, gastando dinheiro com prostitutas. E agora ele volta, e o senhor manda matar o bezerro gordo!”
31 — Então o pai respondeu: “Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. 32Mas era preciso fazer esta festa para mostrar a nossa alegria. Pois este seu irmão estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.”

Filhos Zangados
Essa parábola, do “Filho Perdido”, é contada por Jesus aos religiosos. Parece que há uma tendência de a nossa carne querer manipular a graça de Deus. Queremos ganhar o amor de Deus porque vamos muito à igreja, doamos coisas aos pobres ou porque não tocamos nisso ou não comemos aquilo. No fim das contas , queremos merecer a graça de Deus. Mas, se é merecido, não é mais de graça!
Atrás de uma devoção a Deus se esconde um desejo orgulhoso de não depender da graça do Pai, que nos ama simplesmente porque quis nos amar. Não há nada que possamos fazer para que ele nos ame mais, nem para que nos ame menos.
Jesus é a medida do seu amor por nós. (Jornada com Jesus)

sábado, 3 de setembro de 2016

Os Detalhes

Mateus 5

33 — Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: “Não quebre a sua promessa, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer.” 34 Mas eu lhes digo: não jurem de jeito nenhum. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus; 35 nem pela terra, pois é o estrado onde ele descansa os seus pés; nem por Jerusalém, pois é a cidade do grande Rei. 36 Não jurem nem mesmo pela sua cabeça, pois vocês não podem fazer com que um só fio dos seus cabelos fique branco ou preto. 37 Que o “sim” de vocês seja sim, e o “não”, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno.

Os Detalhes
Um provérbio inglês diz que “o Diabo está nos detalhes.”
Ambientes saudáveis são aqueles que estabelecem claramente seus “sins” e “nãos.”
Médicos, por exemplo, precisam ter clareza de seus sins e nãos. Precisam falar para seus pacientes: “Não é saudável ter uma alimentação gordurosa... não é bom ter a pressão arterial muito elevada.” E assim por diante.
Quando estamos estabelecendo limites para a saúde, até o “não” pode ser positivo.
O importante é não deixar “tons de cinza.”
A indefinição dá espaço para uma silenciosa disputa.
Eva foi a primeira a descobrir isso.
Tenha clareza dos seus limites. Comunique seus limites aos outros.
E mantenha-se fiel ao que definir para si mesmo. (Jornada com Jesus)

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Entre palha e feno

O nascimento de Jesus
Lucas 2
1 Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população. 2 Quando foi feito esse primeiro recenseamento, Cirênio era governador da Síria. 3 Então todos foram se registrar, cada um na sua própria cidade.
4 Por isso José foi de Nazaré, na Galileia, para a região da Judeia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de Davi. 5 Levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado . Ela estava grávida, 6 e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. 7 Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.

Entre palha e feno
Tanto Maria quanto José já sabiam que lhes estava sendo confiado o Filho de Deus para criar. Como será que eles entenderam a falta de hospedagem para eles? Será que viram isso como cuidado providencial ou silêncio negligente de Deus?
Pelo que Maria havia cantado algum tempo antes, evidencia-se que eles entenderam que o luxo humano é vão diante de Deus. Ele deliberadamente escolhe o que é simples. “O Senhor derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes. Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos.” (Lucas 1;52-53)
só um Deus realmente soberano pode nascer numa manjedoura. (Jornada com Jesus)


sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Determinismo

Lucas 5:12,13
Certa vez Jesus estava numa cidade onde havia um homem que tinha o corpo todo coberto de lepra. Quando viu Jesus, o leproso se ajoelhou diante dele, encostou o rosto no chão e pediu:
Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser!
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
Sim! Eu quero. Você está curado.





Determinismo
É comum ouvir pessoas dizendo: “eu determino” bençãos, coisas ou curas...
Mas falar assim, para Deus, criador de todas as coisas, tão grande e poderoso, que sabe o que faz e quando quer fazer. Na morte de Lázaro, seu amigo, ele só foi quando era hora de ir. (Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas./ Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava. João 11) e quando Maria lhe chama atenção, quando acabou o vinho do casamento, ele diz que não era chegado a hora dele... Esquecemos de que o tempo dele é totalmente diferente do nosso. (Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8) 
Leia mais uma vez o texto acima de Lucas 5:12 e repare na humildade do pedido deste leproso--- “se quiseres”.
O Senhor ama um coração contrito como do rei Davi; um pedido sincero como da mulher cananeia; um reconhecimento de que somos pequenos e não podemos nada sem Ele, como diz Jó. Não determine, pois você não sabe o que pode acontecer hoje, amanha ou mês que vem. (Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará. Provérbios 27:1) Peça que seja feita a vontade de Deus!
Karine PP Castanhar.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Eu vou

O centurião de Cafarnaum
MATEUS 8
5 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
6 E dizendo: Senhor, o meu criado está em casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo de mais.
7 E Jesus lhe disse: Eu vou lá curá-lo!.
8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
9 Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
10 E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
11 Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
12 E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
13 Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.

EU VOU
Jesus várias vezes rejeita o louvor. Podemos vê-lo censurando bajuladores e outros que, até inadvertidamente, o elogiam. Mas diante do sofrimento e da necessidade, ele para, muda sua agenda e vai ser a resposta daquela oração. Aqui vemos um oficial, um homem que devia ter vários empregados, mas se compadece com o sofrimento de um ao ponto de usar de sua influência para buscar socorro.
E Jesus sabe o que é sair do seu conforto para auxiliar alguém vulnerável.
Que esteja em nós esse mesmo espírito, para nos despojarmos do conforto e sermos respostas as orações dos necessitados. (Jornada com Jesus)

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Resultados Versus Identidade

A volta dos setenta e dois

Lucas 10
17Os setenta e dois voltaram muito alegres e disseram a Jesus:
Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas!
18Jesus respondeu:
De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio. 19Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. 20Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu.

Resultados Versus Identidade
Estamos acostumados a celebrar resultados. Os discípulos voltaram de sua primeira missão celebrando o resultado. Mas Jesus os censura com carinho, lembrando a queda de Satanás, que havia sido um anjo dos mais brilhantes.
Depois, Jesus aponta para uma realidade superior: nosso relacionamento com o Pai. Fomos aceitos, estamos perdoados, nossos nomes estão no livro da vida. Isso é motivo de muito mais alegria do que um resultado pontual.
Porque um sucesso pontual não diz quem eu sou. As celebridades de 15 minutos sabem bem disso.
O que importa é sermos chamados de filhos de Deus, pois com isso temos todo o resto. Vamos celebrar quem somos em Cristo: filhos amados. (Jornada com Jesus)

domingo, 17 de julho de 2016

O Galo


Pedro nega Jesus outra vez
(Mateus 26.71-75; /Marcos 14.69-72; /Lucas 22.58-62)
João 18
25 Pedro ainda estava lá, de pé, aquecendo-se perto do fogo. Então lhe perguntaram:
Você não é um dos seguidores daquele homem?
Não, eu não sou! — respondeu ele.
26 Um dos empregados do Grande Sacerdote, parente do homem de quem Pedro tinha
cortado a orelha, perguntou:
Será que eu não vi você com ele no jardim?
27 E outra vez Pedro disse que não.
E no mesmo instante o galo cantou.

O Galo
Negar Jesus é muito mais o resultado de uma história pessoal do que um episódio isolado.

Podemos passar anos nos fingindo de mortos, sem deixar fluir o amor e a vida que um dia recebemos. Mas o galo sempre canta. Sempre algo nos lembra de que estamos vivendo aquém do que devíamos e que, apesar de ser noite, logo amanhece e todos prestaremos contas.

Jesus sabia da nossa traição, e selou um pacto conosco mesmo assim. E pactos são acordos para a vida. Por isso, se forem quebrados, devem ser pagos ao custo de uma vida. No nosso caso, foi a vida dEle pelas nossas. Ele não apenas sabia da traição. Ele pagou por ela, para converter os traidores em irmãos. (Jornada com Jesus)

Um triste e o outro jubiloso

  Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. E, jubiloso, continuou o seu caminho. Marcos 10:22...