Continuação do estudo "As 12 Portas de Neemias Cap. 3"
Porta num 12
12. Porta de Efraim
(Ne 12:39)
Este nome foi dado para o segundo filho de José, que significa porção dobrada, ou duplamente frutífero:
“Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido.” (Gênesis 41:52)
Também foi o filho escolhido por Jacó como filho que receberia a bênção da primogenitura: E José tomou os dois, Efraim à sua direita, perto da mão esquerda de Israel, e Manassés à sua esquerda, perto da mão direita de Israel, e os aproximou dele. Israel, porém, estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, embora este fosse o mais novo e, cruzando os braços, pôs a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, embora Manassés fosse o filho mais velho. (Gênesis 48:13-14)
Quando José viu seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim, não gostou; por isso pegou a mão do pai, a fim de mudá-la da cabeça de Efraim para a de Manassés, e lhe disse: "Não, meu pai, este aqui é o mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele“. Mas seu pai recusou-se e respondeu: "Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo, também será grande. Apesar disso, seu irmão mais novo será maior do que ele, e seus descendentes se tornarão muitos povos“. (Gênesis 48:17-19)
Na ordem cronológica histórica esta porta é a nona, porém na linha da restauração ela é considerada a décima segunda, por ser a última porta restaurada.
Aqui começamos a entrar na realidade experimental da igreja, que em Hebreus 12:22-24 é chamada de “a igreja dos primogênitos”. Ali vemos a realidade celestial, o seu chamado e a sua vocação nessa esfera celeste, perfazendo o sexto caso da benção da primogenitura.
Fazemos parte de uma igreja abençoada:
A universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. (Hebreus 12:23-24)
E fomos escolhido por Deus para sermos frutíferos, e abençoados, e com Cristo podemos todas as coisas, pois já fomos abençoados. Podemos confiar, podemos nos regozijar pois temos esperança em Deus.
Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. (Isaías 61:7)
Na porta de Efraim, receberemos a abundância do que Ele tem para nós e tornar-nos-emos frutíferos em tudo, pois Ele colocou à nossa disposição todos os recursos inesgotáveis de Sua graça. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. (Efésios 1:3)
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. (João 10:10)
Conclusão: Podemos até passar por aflições aqui na terra como diz: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33) Mas a nossa vitória é certa em Jesus Cristo e com Ele temos a eternidade no céu. Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. (Filipenses 3:20)
A quem tenho eu no céu senão a ti?
E na terra não há quem eu deseje além de ti. (Salmos 73:25)