Esdras; (escriba e sacerdote) dedicou sua vida a ensinar a palavra de Deus para o povo e, ao retornar para Jerusalém, dá início ao seu ministério. Ficou responsável pela reconstrução do Templo de Jerusalém.
1. A Porta das Ovelhas
Neemias; um hebreu, copeiro do rei, que estava na Pérsia, ao saber que Jerusalém estava sendo reconstruída, mas que a cidade não possuía o muro, pois foi derrubado, e que suas portas foram destruídas pelo fogo, (Neemias 1:3) pede a Deus para que fosse capaz de auxiliar na proteção da cidade.
Deus ouve suas orações e o rei persa Artaxerxes autoriza Neemias a ir para Jerusalém e o concede material para ser utilizado na construção do muro que protegeria a cidade.
Apesar da oposição dos inimigos, Neemias consegue conduzir a construção do muro, sendo auxiliado pelo povo e torna-se governador. Ao finalizar as obras, Neemias sai de Jerusalém por um período, e ao retornar, encontra o povo descrente. Ao ver a situação, dedica-se a ensinar ao povo a palavra de Deus, a importância da fé e da oração.
Portanto, neste livro observamos os esforços de Neemias e do povo de Israel em tornar a cidade um lugar mais seguro, mesmo diante da oposição dos inimigos. Além disso, acompanhamos o empenho de Neemias em conduzir os israelitas a uma vida de amor e fé em Deus.
Porta num. 1
Porta num. 1
1. A Porta das Ovelhas
(Nm 3:1) “E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes e edificaram a Porta das ovelhas, a qual a consagraram…”
Era a menor entre as doze portas e não foi feita para passagens de homens e sim das ovelhas. Sob o ponto de vista espiritual era a porta mais importante, pois de nenhuma outra a Bíblia diz que foi consagrada.
É a porta de encontro com o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! (Jo 10.7,9). O Senhor disse: "Eu sou a porta; aquele que entrar por mim, será salvo".
Esta porta representa o sacrifício perfeito de Jesus pela humanidade, ensinando que devemos morrer para o mundo, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal, pois devemos com Ele morrer, para que também com Ele tenhamos a vida eterna.
O primeiro grupo na reconstrução dos muros foi liderada por Eliasibe que era o sumo sacerdote, veja que o exemplo começou pela liderança. Este grupo começou edificando a Porta das Ovelhas, e levava este nome por ser a Porta por onde passavam as ovelhas que eram destinadas ao altar (sacrifício).
Esta Porta nos faz lembrar de quem somos e a quem servimos. Somos ovelhas e o nosso Pastor se chama Jesus Cristo, e precisamos estar com as nossas vidas no altar do Senhor, para que as nossas vidas sejam restauradas e consagradas para o serviço do Reino.
Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta* no aprisco* das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta*, esse é o pastor* das ovelhas.
Para este o porteiro* abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas* e as conduz para fora.*
Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem,* vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;
mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.
Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta* das ovelhas.*
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.*
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.
O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.
Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,
assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.
Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.
Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai. João 10:1-18
Conclusão: Encontramos a" salvação"!
Conclusão: Encontramos a" salvação"!
3 Personagens:
*Pastor e Porta: “JESUS”
*Ovelhas: “NÓS”
*Porteiro: “ESPÍRITO SANTO”
*Pastagem: “PALAVRA”
*Cerca: “LEIS”
*Fora: “LIVRES DA LEI”
Maravilha, Deus é fiel..! Amo vcs 💗💙
ResponderExcluir